A Iridologia é a análise da íris, que permite um diagnóstico do estado geral de saúde. Este método de diagnóstico conta já com mais de 100 anos de história no ocidente. Ao longo dos anos, deu provas na sua eficácia, na prevenção e identificação de patologias, assim como pequenos desequilíbrios na saúde e presença de toxinas no organismo.
O olho humano tem características únicas, tal como uma impressão digital. As cores, padrões, sinais e diversos elementos da íris, permitem com bastante precisão revelar o estado de saúde, assim como potenciais órgãos ou sistemas mais vulneráveis.
Na Iridologia, também conhecida como írisdiagnose, a leitura não se limita à íris, mas igualmente à esclera (parte branca do olho) e à pupila.
Na consulta de iridologia o profissional identifica, com a ajuda de uma lente de aumento específica para este efeito, sinais em determinadas zonas da íris que têm correspondência com diversos órgãos ou zonas do organismo. Dependendo desses mesmos sinais consegue avaliar o estado de saúde de quem procura este método de diagnóstico.
De acordo com as conclusões da análise da íris, o terapeuta dá as indicações sobre alimentação e cuidados a ter na vida quotidiana visando a prevenção da doença e fortalecer a saúde. Poderá ser indicado fitoterapia, tratamentos ou até mesmo análises e exames da medicina convencional necessários para uma maior precisão de diagnóstico. Uma consulta de Iridologia tem uma duração de 90 a 120 minutos.
A Iridologia é sem dúvida um método muito eficaz para prevenção e tratamento de doenças e para a manutenção da saúde.